quinta-feira, 4 de maio de 2017

Como saber se alguém está mentindo? Como fazer confessar?

          Quantas vezes você já foi enganado por pessoas que você depositou toda a sua confiança? Imagina quantas frustrações e prejuízos poderiam ser evitados se você pudesse saber quando alguém está mentindo para você?
Infelizmente isso não é tão simples e não existe um método 100% seguro para detectar uma mentira, porém irei ensinar algumas técnicas que podem te ajudar na hora de decidir se o seu interlocutor está mentindo ou não e também apresentarei algumas técnicas para tentar desmascarar uma mentira.

1. Preparando o terreno

Faça parecer que não aconteceu nada
É muito mais difícil pegar uma mentira quando o enganador está preparado para se defender, por isso o ideal é pegá-lo de surpresa.
Uma postura autoritária e agressiva pode intimidar muito o interlocutor fazendo com que o inocente pareça ser culpado, entretanto quem tem algo para esconder quando se depara com essa postura já se enche de defesas.
Tente parecer calma (o) e amistosa (o) quando quiser tirar a verdade de alguém.

Faça acreditar que não vai ter punição
        É muito mais fácil uma pessoa falar a verdade quando ela acredita que não vai ser punido, por isso mantenha ao máximo um clima de tranquilidade e permissividade.
Se possível aborde o mentiroso em um momento de descontração quando vocês dois estiverem em meio a uma conversa amistosa.

Insinue ao invés de acusar
Ao fazer perguntas diretas e fechadas (do tipo que se responde sim ou não) estará facilitando para que mentiroso continue mentindo. Dê preferência por perguntas em que o sujeito precisa falar mais, isso vai te dar mais material para analisar.

Fonte: http://www.psicologosp.com
Share:

0 comentários:

Postar um comentário